domingo, 27 de fevereiro de 2011

Alimentação no Tratamento do Autismo

Revendo materiais de atualização em nutrição me deparei com este texto de Jocelem Salgado que reproduzo parte a seguir. Trata-se da terapia nutricional ajudando no tratamento e manejo do paciente autista.
Espero que ajude colegas, pais e familiares que lidam diariamente com estes pacientes.

"... Hoje, o autismo é nomeado como “síndrome do espectro autista” porque o quadro clínico é muito variado, existem autistas com elevado grau de desenvolvimento intelectual e sociabilidade e outros que apresentam um quadro severo de retardo mental e insociabilidade.

O autismo não tem cura. O tratamento deve envolver uma equipe multidisciplinar e tem como objetivo melhorar a qualidade de vida através do controle dos sintomas comportamentais e condicionamento do indivíduo à vida social respeitando suas limitações. Devido às incertezas sobre sua causa existem várias propostas de tratamento.
No tratamento do autismo a alimentação tem um papel fundamental. Alguns alimentos podem intensificar os sintomas como a farinha de trigo, o leite e a soja. Quando eles são retirados da dieta os autistas geralmente ficam mais calmos e ocorre melhora da atenção e concentração. Isso ocorre porque grande parte dos autistas apresentam uma deficiência enzimática que inibe a digestão completa da proteína presente na soja, leite e trigo. Essa condição leva à formação de grande quantidade de pequenos peptídeos (fragmentos de proteína) dentro do intestino. Esses peptídeos possuem ação farmacológica semelhante ao ópio. Esses compostos apresentam a capacidade de atravessar a parede do intestino, cair na corrente sanguínea e chegar ao Sistema Nervoso Central atuando como uma substância opiácia no cérebro intensificando os sintomas da síndrome, como a falta de concentração e isolamento.
Os salgadinhos, sucos em pó artificial e gelatina são muito ricos em corantes. Hoje se sabe que os corantes estimulam a hiperatividade, por essa razão devem ser banidos da dieta dos autistas.
A ocorrência de sintomas gástricos é muito elevada em autistas, como constipação intestinal, (intestino preso), diarréia, gastrite, refluxo.
Para normalizar o funcionamento do intestino recomenda-se o uso de probióticos em cápsula. No caso de gastrite e refluxo evitar alimentos que irritam o estômago como: temperos industrializados, extrato de tomate, café, chá preto, alimentos fritos e alimentos ácidos como laranja, limão e abacaxi.
A suplementação com cápsulas de ômega três melhora a concentração e aprendizado.
Os autistas têm uma um hábito alimentar restrito, e são muito resistentes à introdução de novos alimentos na dieta. Mesmo com essas limitações procure estimular o consumo da maior variedade de alimentos para evitar deficiências nutricionais como falta de vitaminas e minerais.
As peças fundamentais para o sucesso do tratamento do autismo é o amor, a dedicação e, acima de tudo, compreensão de todas as pessoas que o cercam..."

Fonte: Texto de Jocelem Salgado

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Colesterol - Hipercolesterolemia

Você se preocupa com sua alimentação e níveis sanguíneos saudáveis?
Um dos vilões que, em excesso no sangue provoca doenças graves é o colesterol elevado. Na hipercolesterolemia, o colesterol pode se depositar nas paredes das artérias, que são os vasos que levam sangue para os órgãos e tecidos, determinando um processo conhecido com arteriosclerose. Se esse depósito ocorre nas artérias coronárias, podem ocorrer angina (dor no peito) e infarto do miocárdio. Se ocorrer nas artérias cerebrais pode provocar acidente vascular cerebral (derrame – AVC) ou isquemias cerebrais com possíveis seqüelas.
O colesterol é um tipo de lipídio (gordura) encontrado naturalmente em nosso organismo, fundamental para o seu funcionamento normal. Ele é o componente estrutural das membranas celulares em todo nosso corpo e está presente no cérebro, nervos, músculos, pele, fígado, intestinos e coração. Nosso corpo usa o colesterol para produzir vários hormônios, vitamina D e ácidos biliares que ajudam na digestão das gorduras. 70% do colesterol é fabricado pelo nosso próprio organismo, no fígado, enquanto que os outros 30% vêm da dieta.


O LDL colesterol -também chamado de "mau" colesterol- promove o depósito da gordura nas paredes das artérias e corresponde a 75% do total do colesterol em circulação. Quanto maior o LDL, maior o risco de problemas.

O HDL colesterol - também chamado de "bom" colesterol - transporta o colesterol das células para o fígado, eliminando-o pela bile e fezes. Fornece proteção contra a arteriosclerose e, se o seu nível está baixo, o risco de doença cardiovascular aumenta.

Só encontramos colesterol em alimentos de origem animal ricos em gordura do tipo saturada. Assim, ele está presente em todas as carnes e seus derivados, frutos do mar, gema de ovo, leite e seus derivados.

Fontes de gordura saturada:

• Alimentos industrializados: bolos, biscoitos, chocolates, tortas, sorvetes.
• Alimentos vegetais: côco, banha de côco, azeite de dendê.

As gorduras insaturadas ajudam a diminuir o colesterol sanguíneo, mas por serem muito calóricas devem ser consumidas com cuidado. Estão presentes nos óleos vegetais (oliva, canola, soja, milho, girassol), nozes, avelãs, abacate, margarinas.

Alimentos de origem vegetal não contêm colesterol!

Através de uma alimentação balanceada, da perda de peso (se você for obeso) e da realização de exercícios físicos você estará colaborando para que o seu colesterol esteja dentro dos níveis normais.
Às vezes, apesar de tudo isso, o colesterol pode permanecer elevado. Poderá então ser necessária a administração de algum medicamento redutor de colesterol, que somente poderá ser prescrito pelo seu médico.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Adolescentes & Alimentação Ideal

A adolescência compreende a fase que vai desde os 10 até 19 anos de idade, sendo um período muito especial da vida marcado por mudanças de diversas naturezas, desde físicas até emocionais. Sabe-se que meninos e meninas bem alimentados até e nessa fase, serão adultos saudáveis. Todo adolescente precisa de alimentação equilibrada para fornecer combustível para atividade muscular, promover o seu crescimento.

Em relação à nutrição, as regras são as mesmas da infância – evitar ao máximo alimentos industrializados que contém muitas substâncias nocivas à saúde como excesso de sódio, gorduras e açúcares, pois seu uso freqüente é prejudicial. São exemplos destes a salsicha, presunto, sucos em garrafa, açúcar branco, refrigerantes (mesmo os lights), etc.
Lembre que alimentos ricos em açúcar como doces e refrigerantes tiram o apetite e o adolescente começa a se alimentar mal.
Certifique-se e garanta que seu adolescente tenha uma alimentação completa e com vários tipos de alimentos, de várias cores, como por exemplo: leite e derivados, ovos, folhas verdes claras e escuras, legumes amarelos e vermelhos, frutas, arroz integral, feijão, macarrão, pão integral, aveia e integrais diversos, carnes magras...

EVITE: pizzas, refrigerantes, álcool, sorvetes, doces, frituras, balas, salgadinhos, fst-foods, bombons, chocolates e alimentos refinados.

PREFIRA: sucos naturais, frutas e verduras (grelhadas e cozidas), cereais integrais, biscoitos e pães - sanduíches com folhas verdes, ovo e cenoura são uma boa opção.Os sucos naturais de frutas são mais nutritivos e baratos, porém calóricos – usar com moderação.

Bons hábitos alimentares nesta época da vida garantem boa saúde quando adulto e previnem doenças como: hipertensão arterial, infarto, intestino preso, diabetes, obesidade, certos tipos de câncer, acne, celulite...

OBS: O uso de medicamentos e vitaminas, sem orientação médica, pode trazer sérias conseqüências à saúde.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Merenda Escolar ?!

Os hábitos saudáveis de alimentação e de vida devem ser incentivados e praticados desde a mais tenra idade para prevenir uma série de doenças, como também favorecer o crescimento adequado. As crianças, para darem conta do desenvolvimento cognitivo, motor e físico, necessitam de todos os nutrientes (proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e sais minerais) contidos nos alimentos oferecidos de forma equilibrada e individual.
Quando o consumo destes nutrientes é adequado, as crianças têm um melhor desempenho escolar e uma maior facilidade de assimilação dos conhecimentos onde o aprendizado se dará de forma natural e com satisfação.
Na volta às aulas, mais uma vez os pais se questionam: O que fazer para que meu filho(a) não coma alimentos industrializados como salgadinhos, fast food, doces, balas, refrigerantes em excesso?
Caso você tenha que sair para trabalhar bem cedo, sugerimos que prepare a merenda escolar à noite e conserve bem embalada na geladeira.

Algumas dicas que podem ajudar nesta tarefa:

• Prefira sanduíches feitos com pães integrais e grãos feitos em casa. Evite os pães tipo croissant, biscoitos recheados, etc. porque são ricos em gordura e sódio.
• Para rechear os sanduíches prefira queijos brancos (tipo Minas frescal, requeijão, ricota, cottage, polenguinho) e blanquet de peru.
• Pode colocar uma fatia de bolo substituindo o pão mas sem recheio ou cobertura.
• Utilize sempre uma fruta in natura. Caso seja muito difícil, opte por sucos de frutas industrializados que são práticos e nutritivos.
• Utilize os leites de caixinha para variar o cardápio. São ricos em cálcio e auxilia o crescimento.
• Evite os salgadinhos industrializados - são ricos em gorduras Trans, excesso de sal, e refrigerantes.

Sucesso!!!

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

PROBIÓTICOS

Manter em equilíbrio nossa flora intestinal é muito importante para o nosso organismo. Dessa maneira, a alimentação assume papel fundamental através da ingestão de alimentos que proporcionem o desenvolvimento de bactérias intestinais saudáveis.
Assim, devemos incluir diariamente nas refeições alimentos probióticos que são considerados funcionais porque possuem microorganismos que, quando ingeridos, exercem efeitos benéficos para a saúde. Esses microorganismos são adicionados aos alimentos, como os leites fermentados, por exemplo.

As mais conhecidas bactérias que exercem essa função são as Bifidobacterium e Lactobacillus, em especial Lactobacillus acidophillus. Elas produzem compostos antimicrobianos e antibacterianos, ou seja, favorecem a presença de bactérias benéficas ao organismo e diminuem a concentração de bactérias e microorganismos indesejáveis que provocam doenças e gases.

Os probióticos também aumentam significativamente o valor nutritivo e terapêutico dos alimentos aumentando os níveis de vitaminas do complexo B, de aminoácidos, de cálcio e de ferro. Ocorre o fortalecimento do sistema imunológico e o aumento da enzima Lactase facilitando a digestão da lactose (carboidrato encontrado no leite e derivados).

LEMBRE: uma vida saudável não está relacionada somente com os alimentos que são ingeridos, mas também com o estilo de vida saudável, a hereditariedade, influência do meio ambiente e atividade física.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

PREBIÓTICOS

Alimentos prebióticos são alimentos que possuem alguns tipos de fibras alimentares (carboidratos) não digeríveis pelo nosso organismo. Isso significa que elas possuem uma configuração molecular que as torna resistentes à ação de enzimas.
Esse tipo de fibra possui algumas funções importantes como:
• Ajuda na manutenção de uma flora intestinal saudável;
• Contribui para a consistência normal das fezes, prevenindo assim a diarréia e a constipação intestinal;
• Colabora para que somente seja absorvido pelo intestino as substâncias necessárias eliminando assim o excesso de glicose (açúcar) e colesterol, favorecendo, então a diminuição do colesterol e triglicérides totais no sangue;
• Estimula o trânsito intestinal;
• Possui efeito bifidogênico, isto é, estimula o crescimento de bactérias que suprimem a atividade de outras bactérias que são putrefativas, que podem formar substâncias tóxicas.

Como exemplos de alimentos prebióticos podemos citar a cebola, alho, tomate, banana, cevada, aveia, trigo, mel, cerveja,aspargos, chicória (raiz) e alcachofra.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

PRATICIDADE DAS REFEIÇÕES CONGELADAS

Com a correria, o cansaço e a falta de tempo do dia-a-dia, fatores que contribuem muito para o aumento de peso sendo considerados até inimigos da balança, as pessoas normalmente recorrem aos alimentos industrializados congelados prontos e fastfoods. Quem nunca atacou uma lasanha ou canelone saída do freezer por ter preguiça de fazer uma comidinha saudável? Quem nunca ligou para uma tele entrega de fast foods por não estar com ânimo para cozinhar seu jantar que atire a primeira pedra! Um dia que outro, não teria problema sendo considerado até saudáve, pois precisamos também de uma folguinha quando chegamos em casa depois de um dia muito estressante e cansativo. O grande problema é que esse ato se torna rapidamente um hábito diário pela facilidade do processo, e aí fica muito difícil contar com uma alimentação saudável e equilibrada...
Se você é fã da praticidade dos pratos congelados, aposte neles como aliados da sua dieta com receitas leves e nutritivas, principalmente quando o congelamento é feito da maneira correta, onde o alimento consegue preservar cor, sabor, textura e nutrientes. A perda das propriedades nutritivas está relacionada ao cozimento. Para evitar que os nutrientes escapem da panela, reduza o tempo de cozimento, usando preferencialmente água fervente ou melhor, cozinhe rapidamente no vapor.

Quando as refeições congeladas são preparadas em casa, por uma equipe especializada e treinada, possuem várias vantagens como, por exemplo, não apresentarem adição de conservantes ou produtos químicos que ajudem na sua conservação, higiene e técnica de congelamento corretos e específicos, tornando-se uma escolha melhor do que os congelados industrializados.
Pensando no seu conforto em casa e/ou no seu local de trabalho, mantendo sempre uma excelente qualidade nutricional é que está nascendo a “NUTRI Di Leone Congelados”, onde nos colocamos à sua disposição na confecção de dietas light e especiais como para Diabetes, Hipertensão, Hipossódica, etc. na sua semana no seu freezer. Com calorias calculadas para que você sempre saiba o quanto está ingerindo em porções corretas e dicas de complementos para o seu dia, nossas refeições colaboram para seu melhor bem estar e qualidade de vida.
A NUTRI Di Leone Congelados tem como principal proposta facilitar a vida de seus clientes, oferecendo uma alimentação saudável e equilibrada para aqueles que procuram uma dieta balanceada e saborosa, mas muitas vezes não sabem ou não tem tempo para prepará-la.