terça-feira, 26 de abril de 2011

POTLUCK - Sexta-feira Santa!!

Para quem não conhece, o Potluck é o que a gente costuma fazer nas festinhas de amigos - cada um traz um prato e todos comem juntos.
Uma bela maneira de se comemorar algumas datas como Dia das mães e dos pais,Páscoa, natal, Ano Novo... enfim... datas que acabamos or reunir a família em volta de uma mesa bem apetitosa e enfeitada.
Na Sexta-feira Santa deste ano fizemos assim. Foi muito legal, como nosso ano novo! Éramos poucos, mas nossa mesa contou com algumas iguarias do tipo: bolinho de bacalhau, Bacalhau à Gomes de Sá, Salmão acompanhado de batatas sautès, vinho branco, etc.
Como sobremesa, meu afilhado preparou uma torta de bolacha de chocolate - tudo de bom! - para entrarmos em ritmo de Páscoa!
Documentamos alguns pratos com fotos como estas:

Salmão com batatas sautès




Bolinhos de Bacalhau





Bacalhau à Gomes de Sá



Encerro esta postagem com uma mensagem que gosto muito:

"Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida."
Confúcio

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Terapia Nutricional aliada à Terapia Floral

Devo salientar que o conceito mais completo de saúde não é apenas a ausência de enfermidades. Saúde, segundo a OMS, é o completo bem-estar físico, mental e social, o qual depende de um equilíbrio geral do organismo – meus alunos sabem bem quantas vezes repetimos isso em aula... rsrsrsrsr.
A palavra nutrição origina-se de nutritione, vocábulo do latim que significa nutrir, alimentar, daí podemos ampliar este conceito para não só nutrir o físico, mas também o espírito, o emocional, o mental dos indivíduos.
Nasce, pois o “nutricionista holístico”, profissional que se preocupa em nutrir o indivíduo em todos os setores do seu ser – físico , mental, emocional, espiritual...
Nosso corpo é uma engrenagem tão perfeita de órgãos e funções, onde o metabolismo energético está diretamente ligado à nossa mente, aos nossos sentidos e emoções. São todos esses fatores que interferem na produção de hormônios e enzimas que determinam o bom ou mal funcionamento do nosso organismo.
Seguindo esse raciocínio, o que vem primeiro: a mente ou a alimentação? Acredito ser difícil separar os fatos, pois só a mente saudável cria a motivação, o equilíbrio e a consciência que vão levar o indivíduo a uma alimentação equilibrada.
A Indicação de Florais aliados à terapia nutricional é mais uma ferramenta que possuímos em mãos para a melhoria de alguns sintomas que dificultam a aderência a um tratamento ou uma dieta, geralmente sintomas relacionados à ansiedade, depressão, stress, medo, insegurança, desejo de desistir... Além de ser um diferencial no atendimento no consultório de Nutrição, ajuda o paciente a entender melhor esse momento da sua vida e a encará-lo com mais positividade.

terça-feira, 19 de abril de 2011

Terapia Floral

O que é a Terapia Floral?
É uma Terapia que utiliza um conjunto de remédios florais que formam um sistema médico cujo princípio básico diz que "...as enfermidades são o resultado de um desequilíbrio emocional que altera o campo energético das pessoas..." . Se esse desequilíbrio energético persistir, acabará por provocar alterações no corpo físico (somatização).
As essências Florais agem sobre os estados emocionais de homens e animais, como também sobre as atividades vitais das plantas.
Sua ação pode durar de horas a dias, dependendo da sensibilidade do indivíduo. A Terapia Floral, reconhecida e recomendada pela Organização Mundial da Saúde, é um desdobramento da Medicina Vibracional, que leva em conta não apenas o corpo físico, mas também corpos energéticos sutis associados a este corpo físico.
A Terapia Floral, bem como outras terapias conhecidas como alternativas - prefiro o termo complementares, pois necessitamos SEMPRE de um diagnóstico e tratamento médico em qualquer que seja a situação - entende que a alteração vibracional destes corpos energéticos sutis, também chamados auras, resulta na cura do corpo físico.
A correta aplicação dessas essências pode trazer ao ser humano equilíbrio, harmonia, paz e felicidade. Apesar de os Remédios Florais atuarem no campo energético sutil do indivíduo, enão terem nenhuma contra-indicação, não excluem a orientação de um especialista.
Os florais atuam da superfície para a profundidade ( de fora para dentro). A partir de estados conscientes, afloram estados inconscientes como por exemplo, uma pessoa com muita raiva usa a essência Holly e, quando a raiva se acalma, aparece um outro sentimento que estava inconsciente, como o medo ou incapacidade para realizar alguma atividade que, de forma contrário, evoluiu para a raiva. Passamos, então, a trabalhar esse novo sintoma que apareceu, e a pessoa vai se livrando de todas suas amarras.
Essas essências atuam elevando nossas vibrações e abrindo nossos canais para a recepção do Eu Interior, do qual nos afastamos desde o nosso nascimento em virtude do nosso estilo de vida.
"A doenca é o grito da alma..." preconizava Dr. Bach que também escreveu "... eles não curam atacando a moléstia, mas inundando nosso corpo com as formosas vibrações de nossa natureza superior, na presença das quais a moléstia se derrete, qual neve ao calor do sol. Não haverá cura verdadeira se não houver mudança na aparência, na atitude, paz de espírito e felicidade interior..." Dr. Bach desenvolveu as Essências Florais em Mount Vernon - Sotwell- Inglaterra, onde morreu dormindo e onde, hoje, funciona o centro Bach que recolhe anualmente as flores, prepara e distribui as infusões do sistema.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

10 dicas para emagrecer de forma saudável

Em mais um estudo de pesquisa sobre emagrecimento, encontrei este artigo elaborado por Mônica Espinheira e optei em disonibilizá-lo aos seguidores deste blog. Espero que gostem das dicas:
"...Atualmente uma parcela considerável da população possui o objetivo de perder peso, seja por insatisfação com o seu corpo, ou até mesmo para melhorar a sua qualidade de vida, prevenindo o aparecimento de doenças que estão associadas com um peso elevado, como hipertensão, diabetes, hipercolesterolemia, doenças ortopédicas dentre outras.
Para isto realizam dietas por conta própria, sem acompanhamento de um nutricionista, e acabam comprometendo o seu estado de saúde, pois limitam muito o consumo de determinados alimentos o que acarreta em carência de nutrientes essenciais ao nosso organismo.

Desta forma, emagreça de forma saudável, com as dez dicas listadas abaixo:

1. Tenha uma alimentação balanceada e variada consumindo os alimentos de todos os grupos alimentares: grupo dos cereais, pães, tubérculos; grupo das frutas; grupo das verduras e hortaliças; grupo do leite e derivados; grupo das leguminosas; grupo das carnes; grupo dos doces e gorduras. Lembre-se sempre que cada grupo destes fornece nutrientes que são importantes para o bom funcionamento do seu corpo. Não elimine nenhum dos alimentos dos grupos citados;

2. É importante, que você analise a qualidade dos alimentos que está consumindo. Ou seja, prefira sempre os alimentos preparados de forma cozida, assada ou grelhada. Nada de fritura!

3. Faça uso de cereais integrais, como farelo de aveia, fibra de trigo, linhaça, gergelim, quinua, dentre outros, em preparações como vitaminas de frutas, iogurtes, sucos de frutas ou até mesmo sobre as próprias frutas. Estes cereais integrais possuem boa quantidade de fibras, que são essenciais para quem quer perder peso, pois estimulam a saciedade, controlando o consumo alimentar;

4. Faça uso de leite e derivados magros. Dê preferência ao uso de leite e iogurte desnatado ou light e prefira queijos do tipo ricota e minas frescal. Estes alimentos possuem menor quantidade de gordura, desta forma você consome estes alimentos que são fontes de proteínas para o nosso organismo, sem estar consumindo muita quantidade de gordura;

5. Realize de 5 a 6 refeições por dia: café da manhã (desjejum), lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia. Nos lanches dê preferência ao consumo de frutas, caso esteja na rua ou no trabalho prefira as frutas de fácil transporte como maçã, pêra, tangerina, laranja, banana, ameixa fresca, dentre outras.

6. No almoço, capriche no consumo de saladas, principalmente as cruas, pois estas exigem mais mastigação, estimulando a saciedade. Prefira o consumo da salada antes das outras preparações. Varie bastante no tipo de salada consumida.

7. Beba bastante líquido durante o dia. Faça a ingestão de no mínimo dois litros de água por dia entre as refeições. Lembre-se que a sede é um dos primeiros sintomas de desidratação, portanto beba água antes de sentir sede.

8. Se movimente! Para perder peso, é necessário que o seu organismo aumente o gasto de energia, e isto pode ser alcançado através da prática de alguma atividade física. Procure um profissional especializado que possa indicar qual o tipo de atividade física adequada para você.


9. Não coma com pressa. Realize uma mastigação adequada, corte os alimentos em pequenas porções e mastigue-os bastante, esta prática melhora a sensação de saciedade, porque o cérebro recebe a mensagem de satisfação do apetite;


10. Não verifique o seu peso diariamente, mas sim semanalmente. Se pesar várias vezes cria uma ansiedade, que pode aumentar o seu consumo alimentar..."


Siga estas dicas e boa sorte e sucesso!

domingo, 17 de abril de 2011

"Theobroma" - o "alimento dos deuses"

Quem sabe o que é "Theobroma"? Pois este é o nome dado pelos gregos ao "alimento dos deuses", o chocolate. "Theobroma cacao" é o nome científico dessa gostosura chamada chocolate. Quem o batizou assim foi o botânico sueco Linneu, em 1753.

Mas foi com os Maias e os Astecas que essa história toda começou.
O chocolate era considerado sagrado por essas duas civilizações, tal qual o ouro.
Na Europa chegou por volta do século XVI, tornando rapidamente popular aquela mistura de sementes de cacau torradas e trituradas, depois juntada com água, mel e farinha. Vale lembrar que o chocolate foi consumido, em grande parte de sua história, apenas como uma bebida.

Em meados do século XVI, acreditava-se que, além de possuir poderes afrodisíacos, o chocolate dava poder e vigor aos que o bebiam. Por isso, era reservado apenas aos governantes e soldados.

Aliás, além de afrodisíaco, o chocolate já foi considerado um pecado, remédio, ora sagrado, ora alimento profano. Os Astecas chegaram a usá-lo como moeda, tal o valor que o alimento possuía.

Chega o século XX, e os bombons e os ovos de Páscoa são criados, como mais uma forma de estabelecer de vez o consumo do chocolate no mundo inteiro. É tradicionalmente um presente recheado de significados. E não é só gostoso, como altamente nutritivo, um rico complemento e repositor de energia. Não é aconselhável, porém, consumí-lo isoladamente.

Fonte: /www.users.rdc.puc-rio.br

sábado, 16 de abril de 2011

Propriedades do Chocolate!!!

O chocolate, principalmente, o que é feito à base de leite, é uma fonte de proteínas elementares para o nosso crescimento, recuperação e manutenção do corpo e de cálcio, essencial para a formação óssea, contração muscular, atividade enzimática e coagulação sanguinea.

O chocolate puro e o meio amargo contém menos gordura, grande quantidade de magnésio (essencial para liberação de energia para as células), ferro (essencial para a produção de glóbulos vermelhos), niacina (também envolvida na liberação de energia para as células) e menor valor calórico que o chocolate de leite e branco. O chocolate branco contém maior quantidade de cálcio, zinco, caroteno e vitamina B2 do que o puro.

Em geral, é um alimento altamente energético, pois possuem grande quantidade de gorduras do tipo saturada e carboidratos. Por este motivo, deve ser consumo com moderação por pessoas obesas e que tenham restrição de gorduras na alimentação.
Na sua composição encontra-se uma quantidade muito pequena de cafeína e uma boa quantidade de teobromina, uma substância estimulante que age no hipotálamo ( uma glândula que controla o sistema nervoso central). A Teobramina existente no cacau oferece estímulos para o sistema neuromuscular, favorecendo as funções renais, cardíacas e aliviando o cansaço intelectual.
O organismo humano de qualquer idade e nas mais diversas situações de saúde, absorve facilmente o chocolate que, pouco tempo após a ingestão está tranformado em energia.
A digestão do chocolate se faz facilmente, graças às gorduras que entram em sua composição: 39% de ácidos graxos não saturados, sendo 37% de ácido oléico e 2% de ácido inoléico, indispensável ao organismo.

A digestibilidade da manteiga de cacau, um dos componentes do chocolate, é excelente e seu coeficiente atinge 98%, segundo Pechnik, Borges e Guimarães.

Quanto ao figado, testes biológicos realizados pelo Prof. Gounelle, apresentam absoluta normalidade após a ingestão de chocolate.

Fontes:www.bolos-3d.blogspot.com/ //www.chocolatina.iespana.es

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Pesquisa revela que leite desnatado hidrata mais que água e isotônicos

Pesquisadores do mundo todo estão mostrando e comprovando que o leite desnatado pode substituir o copo de água e isotônicos depois das atividades físicas intensas, por possuir uma digestão mais lenta, o que facilita a reidratação do organismo.

Um estudo desenvolvido no Reino Unido concluiu que, realmente, o leite desnatado é mais eficiente na reidratação do que a água ou qualquer isotônico, bebida normalmente usada para repor líquidos e sais minerais.

Após praticar exercícios físicos, é comum a pessoa recorrer a um copo de água bem gelado, mas pesquisadores descobriram que o leite contribui mais que qualquer outra bebida após o treinamento quando, mais do que vontade, o nosso corpo tem a necessidade de repor os líquidos e eletrólitos perdidos durante os exercícios.

Melhor explicar como e porquê isso acontece: O isotônico dilui pouquinho o sangue, a água dilui mais ainda e rapidamente o atleta já sente vontade de urinar e acaba perdendo novamente a quantidade de liquido que ele ganhou. O leite tem uma digestão mais lenta e faz com que gradativamente ele seja liberado no estômago e melhore a hidratação com um todo.

A proteína do soro do leite também ajuda na regeneração do músculo que, normalmente fica lesionado durante a atividade física.

Quanto menor o intervalo entre a ingestão das proteínas do leite e o término da atividade física, melhor a resposta do corpo ao exercício.
De acordo com os pesquisadores, todos os tipos de leite têm este potencial de hidratar e recompor os músculos. O que muda entre um e outro é o tempo de absorção no organismo.

O efeito do leite desnatado, por exemplo, é maior que o de soja por ele manter, por um período maior, mais elevadas as taxas de aminoácidos e estes aminoácidos são essenciais para a construção da musculatura.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Obsessão por dietas e exercícios é causa de transtorno?!

Vejam só que interessante este artigo que acabei de ler no Portal da Esducação - por sinal uma boa visita de vez em quando... Possui artigos muito legais sobre vários assuntos. Vale conferir!
Quem não conhece alguém que sofre de ortorexia??? No mundo atual quando as pessoas têm a "obrigação" de serem e estarem perfeitas fisicamente!!!
Segue o artigo na íntegra:

"... Muitos jovens sofrem com ortorexia!

Cuidar do corpo e da alimentação é fundamental para ter uma vida saudável. O problema é quando isso se torna uma obsessão. A preocupação exagerada em controlar o que vai comer, que tipo de alimentos e a quantidade excessiva de exercícios físicos pode levar o indivíduo a certos transtornos como a bulimia e a anorexia.

É o caso da ortorexia que atingiu um britânico de 21 anos. Sam Monkhouse sofre esse distúrbio e diz que além de fazer uma dieta rica em proteínas e sem carboidratos, ele ainda realiza atividade física durante os intervalos do trabalho.

“Comer de forma saudável e fazer exercícios regularmente é necessário, porém quando isto se torna uma obsessão, é preciso ficar atento, pois pode vir a desencadear transtornos mais graves e que podem trazer sérios danos à saúde física e mental”, alerta a psicóloga e tutora do Portal Educação, Denise Marcon.

Muitos jovens sofrem com este tipo de problema, pois acreditam estar fazendo uma dieta falsamente saudável geralmente recomendada por sites ou revistas. É importante ressaltar que especialistas afirmam que uma em cada dez mulheres e um em cada 20 homens sofre de ortorexia..."
Fonte:www.portaleducacao.com.br