sexta-feira, 18 de maio de 2012

Quanto devemos consumir de adoçante?

Boa noite, pessoal! 
 Fazia tempo que não atualizava meu blog (não por falta de assunto, porque em Nutrição e Alimentção assunto é o que não falta!!!!) mas por questão de prioridade. Muita dieta prá fechar, curso EAD, congelados,etc. 
Me chegaram vários artigos na área e este, em especial que disponibilizo abaixo, me chamou a atenção por ser de fácil entendimento e ser uma questão que sempre é abordada em consultório - "Quanto devemos consumir de adoçante?" 
Pois bem. Leiam a reportagem abaixo que acredito esclarecerá um pouco essas dúvidas. Boa leitura!
 " "Consumo adoçantes frequentemente, mas ouvi dizer que eles são prejudiciais à saúde e até podem causar câncer. Isso é verdade?" Enviada por Clara Burth Gomes - Macarau - CE 
R=  Clara, os adoçantes (definidos assim popularmente) são alvo de diversas dúvidas, um mito importante que precisa ser combatido é que o uso do adoçante pode causar câncer. Não existem evidências científicas de maior incidência de câncer pelos consumidores de adoçante (edulcorantes artificiais). As pesquisas que levaram a esta dúvida utilizaram doses diárias quinhentas vezes maiores do que a recomendável para o ser humano. Até o momento, não foram encontradas provas consistentes de que o aspartame seja cancerígeno, neurotóxico ou tenha quaisquer outros efeitos adversos. 

Os adoçantes dietéticos podem ser divididos em dois grupos distintos: os não nutritivos (sacarina, ciclamato de sódio, acessulfame-k, sucralose e esteviosídeo): fornecem doçura acentuada, mas não contêm calorias e são utilizados em quantidades muitos pequenas; e os nutritivos (frutose, sorbitol e aspartame): fornecem energia e textura aos alimentos, geralmente contêm valor calórico semelhante ao açúcar e são utilizados em quantidades maiores em relação aos não nutritivos. Para a escolha adequada do adoçante deve se considerar a segurança, o paladar e o custo.

O adoçante seguro é aquele que sofre regulação de órgãos oficiais com comprovada credibilidade científica, os quais liberam ou não o consumo para humanos, além de determinar a dose máxima por dia. 

Lembrar que não se pode deixar de contar o número de gotas. Os adoçantes com ciclamato de sódio devem ser usados com moderação por hipertensos e pessoas com insuficiência renal, pois como o próprio nome diz, eles contêm sal, que pode contribuir para o aumento da pressão arterial. 

O consumo de adoçantes pode deixar resíduos no organismo, pois nosso organismo não foi preparado geneticamente para receber essas substâncias. 
Além de adoçantes, atualmente as pessoas consomem muitos alimentos diet/light, que são industrializados e com baixo valor nutricional. 
Estudos revelam que o consumo indiscriminado dessas substâncias pode deixar resíduos no organismo. Por isso, um padrão de alimentação saudável e prática de atividades físicas continuam sendo os principais aliados para um peso saudável. " 

Fonte: Nutr. Camila de Paula Ferreira