segunda-feira, 20 de julho de 2009

Sentimentos e Emoções

A pedido de alguns alunos, resolvi fazer uma série de artigos falando um pouco sobre os nossos sentimentos e emoções. O que eles significam na MINHA visão como nutricionista e como terapeuta Floral. Esse assunto rendeu numa aula de "Saúde Mental" ou "Higiene Mental", como preferirem, um desejo de "quero mais!".

Em primeiro lugar, vamos avaliar "o que são e o que representam os sentimentos e emoções na nossa vida". É possível que eles estejam relacionados com a nossa saúde física? Podemos melhorar nossa saúde física reposicionando-nos diante dos nossos sentimentos, emoções, atitudes e comportamentos?

Com o decorrer do ano, sempre que tiver um tempinho, vamos abordar alguns deles em separado, ok?

Bem! Então, em primeiro lugar - o que são sentimentos e emoções?

Sentimentos, genericamente falando, são informações que somos capazes de sentir nas situações que vivenciamos. Por exemplo, medo é uma informação de que há risco, ameaça ou perigo direto para o próprio ser.

Abraham Maslow (lembram? Necessidades Humanas Básicas), de Harvard, comentou que todos os seres humanos nascem com um senso inato de valores pessoais positivos e negativos. Somos atraídos por valores pessoais positivos tais como justiça, honestidade, verdade, beleza, humor, vigor, poder (mas não poder abusivo), ordem (mas não perfeccionismo), inteligência (mas não convencimento ou arrogância). A capacidade inata de sentir atração ou repulsão é o fundamento da moralidade - em outras palavras, sentimentos bem entendidos formam a capacidade interior com a qual nascemos para chegar ao que pensamos ser bom/mau e certo/errado.

Um problema que pode confundir o entendimento na concepção do que é sentimento, é o fato de que, geralmente, os nomes usados pra se referir a um sentimento, também são os mesmos usados pra se referir às emoções.

Robert Augustus Masters, em um artigo sobre a raiva para o "Journal of Transpersonal Psychology", afirma que "a emoção é um sentimento dramatizado", psicosocialmente construído. Essa é, talvez, uma das mais claras e diretas explicações da diferença entre emoção e sentimento, pois ambas representam um estado mental intenso criado subjetivamente.

Tanto a emoção quanto o sentimento dependem de um sistema sensorial, que nos permita percebê-los.

As emoções e os sentimentos também são reconhecidas pelo nosso sistema cognitivo, ou seja, temos pleno conhecimento deles e podemos refletir sobre eles.

Uma emoção ou sentimento nunca é inconsciente – é aqui que começamos a doutriná-los...

Fontes: blog.kutova.com & wikipedia.org

Nenhum comentário: