Doenças de natureza viral, infecto-contagiosas e a gripe provocam muito desconforto e podem evoluir de um simples mal-estar e febre à dor de cabeça, obstrução nasal, dor de garganta, secreção pulmonar e tosse. Todos sabem que um sistema imunológico forte, conseqüência também de uma boa alimentação, é ponto de partida para prevenir a instalação dessa virose.
A pergunta que se faz é: que alimentos contribuem mais para prevenir a gripe?
Primeiro, é sempre necessário lembrar que uma alimentação saudável parte do princípio que devemos, no mínimo, fazer três refeições diárias ( Café da manhã, Almoço e Janta), para garantir a ingestão de carboidratos, que fornecem energia; vitaminas e proteínas, campeãs no processo de produção de anticorpos.
Beber muita água para hidratar o corpo e eliminar toxinas, de 1 a 2 litros de água por dia, de preferência mineral. ÁGUA mesmo... Não qualquer líquido...
Para garantir a presença de magnésio, ferro, selênio e zinco, assim como das vitaminas B6, tiamina (B1) e riboflavina (B2) no organismo, utilize alimentos como peixe, lentilhas, grãos inteiros, alho, verduras de folhas verdes e sementes.
A cebola, couve, brócolis, tomate e alimentos cítricos em geral são ricos em bioflavonóides, que atuam no combate à reprodução dos vírus.
As proteínas são responsáveis pelo fortalecimento do sistema imunológico, o que torna importante consumir carne, galinha ou peixe, além de feijão, leite e ovos.
No caso das gripes, o reforço do sistema imunológico deve partir de nutrientes que protegem as membranas mucosas que revestem olhos, nariz, pulmões e estômago.
A vitamina A é a principal fonte deles e precisa da ajuda de alguns compostos para ser metabolizada. Nesse caso, é indicado consumir especialmente alimentos de cor amarela, vermelha e verde escuro, como, por exemplo, o mamão, espinafre, cenoura, batata doce, abóbora e abobrinha.
Outro nutriente importante no esforço de defender o corpo das infecções é a vitamina C, indispensável para a produção de glóbulos brancos. Suco de laranja, limão, acerola e caju, tomate cru, kiwi, morango, espinafre e pimentão vermelho são fontes desse nutriente.
Alguns cuidados básicos de higiene, como lavar as mãos sempre e de forma correta, ou seja, polegares e entre os dedos, e os alimentos, não podem ser esquecidos.
Algumas ervas também ajudam: Alecrim, Angélica, Anis estrelado (Tamiflu), óleo de gergelim, canela, arruda, erva doce, girassol e jasmim contribuem para o combate a gripes e resfriados.
Controle suas emoções, principalmente seus medos – isso faz com que sua imunidade aumente... Assunto a ser tratado no próximo artigo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário