quinta-feira, 15 de julho de 2010

ALIMENTAÇÃO DO PACIENTE COM MAL DE ALZHEIMER 1

A alimentação é uma atividade essencial para a sobrevivência e normalmente responsável por grandes transtornos no cotidiano com o paciente demenciado. À medida em que a deterioração cognitiva avança, a alimentação torna cada vez mais difícil e problemática.

Uma alimentação saudável, bem equilibrada na composição, quantidade e qualidade de nutrientes essenciais é indispensável na prevenção de complicações das quais as infecções, as escaras e o emagrecimento progressivo são as mais importantes. São vários os problemas ligados à alimentação, que vão desde as condições de mastigação, problemas de deglutição, esquecimento de que acabou de comer e diz que ainda não comeu, espalhar comida pela mesa, suja roupas e cabelos, vomita, cospe, pega a comida com as mãos, não fica sentado, engasga, deixa pratos, talheres e copos caírem, transfere sua comida para o prato do seu companheiro de mesa, são alguns dos problemas comumente relatados.

Fora o compromisso de se garantir uma alimentação adequada, dependendo do grau de deterioração mental e das alterações comportamentais, uma estratégia deve ser definida caso a caso.

Independente do grau de dependência, a rotina é fundamental e deve ser obstinadamente observada e, assim como se prepara o banho, a rotina para a alimentação também deve merecer algumas providências prévias.

O horário das refeições deve ser rigorosamente observado. O organismo tende a se habituar com horários rotineiros e o estímulo da fome é essencial para o sucesso de uma boa aceitação alimentar.

O local onde a refeição é servida deve ser calmo e de fácil limpeza

O prato deve ser de material inquebrável e de acordo com o grau de deterioração mental pode-se utilizar pratos que aderem diretamente à mesa por intermédio de ventosas, evitando que deslizem facilmente.

Os talheres à disposição do paciente devem ser reduzidos ao mínimo necessário: uma colher para a sopa, um garfo para a carne, uma colher de sobremesa para o pudim e assim sucessivamente. É importante que se note se o paciente tem dificuldade com o formato do talher, pois alguns desenhos e formatos são incômodos e complicam o manuseio. Os pratos devem serem oferecidos um a um e nunca todos juntos.

O tamanho dos pedaços de carne ou dos outros alimentos deve ser apropriado, assim como a sua consistência, facilitando a mastigação completa e a deglutição sem riscos de engasgamento.

Certos pacientes são incapazes de cortar os alimentos e podem se sentir infantilizados se o cuidador os cortar a sua frente; desta forma é de bom-senso que se for necessário cortar os alimentos para o paciente, que isso seja feito fora de sua vista, entregando-lhe o prato já com o alimento pronto para ser levado à boca.

Determinados pacientes perdem a habilidade de manusear talheres e esse fato por si só não os impede de se alimentarem sem ajuda.

Pode-se usar da criatividade oferecendo alimentos passíveis de serem comidos com as mãos como: sanduíches, coxas de galinha, pedaços de vegetais, pizzas, peixe frito em pedaços, batata frita, milho cozido, bolos, pão com manteiga, cachorro quente e uma gama infindável de outras possibilidades.

Esses recursos são extremamente importantes e devem ser estimulados, pois mantém a alimentação como uma atividade diária passível de ser realizada com independência, liberando o cuidador de uma tarefa adicional.

Outro recurso e até mesmo uma atividade adicional é trocar as três refeições tradicionais por pequenas refeições em intervalos regulares, a cada 3 ou 4 horas ao longo do dia. Esse recurso é particularmente útil para aqueles pacientes que se esquecem de que acabaram de comer e pedem que lhes seja servida comida a todo instante.

Se o paciente costuma brincar com a comida levando-a a boca com as mãos, o uso de pratos fundos do tipo vaso que possuem ½ tampa e colocar o alimento aos poucos, em pequenas porções, pode ajudar.

Pacientes que comem compulsivamente também são comuns. Tirar todo alimento extra de sua vista, oferecendo-lhes apenas a sua porção, e manter o registro do que efetivamente já ingeriram, habilita o cuidador a, com segurança interromper a alimentação compulsiva, seguro de que já foi ingerida a dieta previamente quantificada.

Por outro lado, o uso de pequenos pedaços de verduras ou biscoitos colocados em um pratinho de tempos em tempos costuma satisfazer os pacientes compulsivos.

Certos pacientes restringem suas preferências a determinados alimentos e formas de preparação. Não se deve tentar evitar esse fato, tentando grandes mudanças no cardápio. Se tiverem preferências, estas devem ser observadas e eventuais suplementações dietéticas devem ser adotadas sob orientação profissional.

Existem xícaras com tampa provida de dispositivos que permitem sugar os líquidos evitando que derrubem o conteúdo, molhando-se e sujando-se.

A elaboração do cardápio diário deve ser adaptada aos costumes da família.

Não se deve mudar tudo em função do paciente e a palavra melhor é adaptar. Dentro das características de cada caso, a orientação profissional de um nutricionista, associada ao bom-senso e um pouco de criatividade resultará em uma boa adaptação nutricional, de elaboração simples e prática.

Certos doentes requerem dietas especiais, como pacientes com diabetes, hipertensão arterial, insuficiência cardíaca, gota e outras doenças; estes necessitam de orientação especializada e acompanhamento rotineiro.

Deve-se dar preferências aos alimentos frescos. Os produtos industrializados devem ser utilizados apenas em situações particulares constituindo um recurso alternativo e secundário.

Alguns alimentos têm sido objeto de discussão no tocante a colaborarem para a melhoria do estado cognitivo do paciente, porém não há qualquer evidência científica que apóie esta teoria.

Há situações delicadas: familiares que nunca cozinharam, especialmente os maridos, quando transformados em cuidadores e passam a ter esse encargo, por vezes acabam por restringir a alimentação do casal ao tradicional pão com manteiga e café com leite. Insuficientes e inadequados do ponto de vista qualitativo.

Por sorte, hoje já existem fornecedores de dietas especiais prontas e auxiliares que vão até a residência fazê-la ou ensiná-la para a família.

Fonte: www.alzheimermed.com.br

2 comentários:

marta disse...

Gostei muito das informações, vão me ajudar e muito. A minha mãe tem DA e hidrocefalia ( colocou a válvula duas vezes) , mas segundo os médicos, não existe retorno. A alimentação está sendo um grande problema. Apesar de estar com a fonoterapeuta.

Maria de Fátima disse...

Necessito de muitas informações sobre a alimentaçao e nutriçao da pessoa com DA. Acho que encontrei aqui, o conteúdo principal de que preciso, no momento. Obrigada pelas informações!...