sábado, 4 de setembro de 2010

Nutrindo sua pele

Preocupação de grande parte das pessoas, a pele é um órgão que necessita cuidados externos e, principalmente internos, com uma boa e equilibrada alimentação e hidratação para demonstrar saúde, juventude e vitalidade.

Frutas e legumes com pigmentação vermelha apresentam altas taxas de antioxidantes que ajudam a prevenir o envelhecimento precoce e as rugas na pele. As batatas-doces, tomates e o melão, por exemplo, podem ajudar a manter a sua pele firme e brilhante.

Consumir alimentos ricos em vitamina C diariamente vai ajudar a manter a sua pele hidratada o que, em longo prazo, vai ajudar a prevenir as rugas. A vitamina C (ácido ascórbico) é um antioxidante muito poderoso que ajuda a manter o colágeno (estrutura encontrada em alimentos de origem animal) na estrutura da sua face e impedir a flacidez. As laranjas são fontes de vitamina C junto com os limões, limas, etc.

Os antioxidantes conhecidos com EGCG é uma poderosa substância que pode prevenir a acne, danos causados por exposição solar e inflamações de pele. Os chás, como o chá verde, chá preto ou chá branco são as melhores formas de ingerir o EGCG, já que bastam entre quatro a seis copos de chá por dia para beneficiar dos efeitos.

A vitamina A (Caroteno) é um dos nutrientes mais importantes para a saúde da pele pois combate o envelhecimento precoce, a formação de escamas e a desidratação. A vitamina A é também essencial para a renovação celular e promove o crescimento de nova pele – espinafre, brócolis, cenoura entre outros por exemplo, são excelentes fontes de vitamina A.

Os ácidos graxos Omega 3 encontrados nos peixes, como no salmão, atum, sardinhas ou mesmo no marisco, possuem propriedades anti-inflamatórias que combatem os danos causados pela exposição prolongada ao sol.

Ingerir muita água durante o dia, sem esperar a sensação de sede, hidrata não somente as células do nosso organismo como promove uma melhor condição à nossa pele.

Portanto, fornecendo uma alimentação variada, colorida e equilibrada em seus nutrientes, ingerir água durante o dia e praticar exercícios físicos que condizem com nossa condição física, estaremos garantindo uma pele saudável, refrescante e jovial.

Nenhum comentário: