segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Vitamina D

A vitamina D é uma vitamina lipossolúvel, ou seja, necessita de um meio gorduroso para sua solubilidade e ser absorvida, assim como também são as vitaminas A, E e K.

Ela é essencial para regular a pressão arterial, mantendo o sistema nervoso equilibrado, na absorção de cálcio e também do fósforo. Essa vitamina ainda participa da diferenciação celular e inibe a proliferação das células que podem ocasionar doenças como o câncer. A vitamina D fortalece nosso sistema auto-imune e atua na secreção de insulina.

Recorrer a alimentos como salmão, sardinha, óleo de fígado de peixe e gema, que nos fornecem a pró-vitamina D, é só uma forma de obter este micronutriente. O melhor ainda é tomar uns 15 minutinhos diários de banhos de sol nos horários recomendados como menos danosos à nossa pele.

Ela é encontrada também nos cereais e leite. A ciência já comprovou que com a vitamina D os ossos ficam mais fortes. E sem ela há indícios de que ficam maiores os riscos de câncer, diabetes, tuberculose e esclerose múltipla.

Além de ser ingerida, a vitamina D pode ser também produzida pelo nosso organismo quando entramos em contato com o sol. Mas ficar exposto aos raios solares para buscar a vitamina D é arriscado. Sem a devida proteção, podemos ter outros problemas, como câncer de pele.

Pode ser recomenda aos pacientes com deficiência da vitamina D o consumo de suplementos encontrados nas farmácias ou nos alimentos. Mas sempre com orientação médica.

Vitamina D demais provoca náusea, vômito e confusão mental. A sugestão é, de vez em quando, fazer exames para ver como anda o nível da vitamina D no sangue. Até porque a medicina ainda não tem certeza de todos os benefícios dessa vitamina.

Nenhum comentário: