sexta-feira, 15 de abril de 2011

Pesquisa revela que leite desnatado hidrata mais que água e isotônicos

Pesquisadores do mundo todo estão mostrando e comprovando que o leite desnatado pode substituir o copo de água e isotônicos depois das atividades físicas intensas, por possuir uma digestão mais lenta, o que facilita a reidratação do organismo.

Um estudo desenvolvido no Reino Unido concluiu que, realmente, o leite desnatado é mais eficiente na reidratação do que a água ou qualquer isotônico, bebida normalmente usada para repor líquidos e sais minerais.

Após praticar exercícios físicos, é comum a pessoa recorrer a um copo de água bem gelado, mas pesquisadores descobriram que o leite contribui mais que qualquer outra bebida após o treinamento quando, mais do que vontade, o nosso corpo tem a necessidade de repor os líquidos e eletrólitos perdidos durante os exercícios.

Melhor explicar como e porquê isso acontece: O isotônico dilui pouquinho o sangue, a água dilui mais ainda e rapidamente o atleta já sente vontade de urinar e acaba perdendo novamente a quantidade de liquido que ele ganhou. O leite tem uma digestão mais lenta e faz com que gradativamente ele seja liberado no estômago e melhore a hidratação com um todo.

A proteína do soro do leite também ajuda na regeneração do músculo que, normalmente fica lesionado durante a atividade física.

Quanto menor o intervalo entre a ingestão das proteínas do leite e o término da atividade física, melhor a resposta do corpo ao exercício.
De acordo com os pesquisadores, todos os tipos de leite têm este potencial de hidratar e recompor os músculos. O que muda entre um e outro é o tempo de absorção no organismo.

O efeito do leite desnatado, por exemplo, é maior que o de soja por ele manter, por um período maior, mais elevadas as taxas de aminoácidos e estes aminoácidos são essenciais para a construção da musculatura.

Um comentário:

Unknown disse...

Bom dia Maria,tudo bem ?
Obrigado pelas informações.
Eu ando preocupado com os "leites" oferecidos no mercado. Penso o seguinte: se quando o leite sai da vaca, tem em torno de 86% de água, então esses leites semi-desnatados\desnatados têm quanto de água? E se a vit. A é lipossolúvel, neles, a presença dela deve ser ínfima. Me nego a tomar esses leites.
abraço.