quarta-feira, 20 de abril de 2011

Terapia Nutricional aliada à Terapia Floral

Devo salientar que o conceito mais completo de saúde não é apenas a ausência de enfermidades. Saúde, segundo a OMS, é o completo bem-estar físico, mental e social, o qual depende de um equilíbrio geral do organismo – meus alunos sabem bem quantas vezes repetimos isso em aula... rsrsrsrsr.
A palavra nutrição origina-se de nutritione, vocábulo do latim que significa nutrir, alimentar, daí podemos ampliar este conceito para não só nutrir o físico, mas também o espírito, o emocional, o mental dos indivíduos.
Nasce, pois o “nutricionista holístico”, profissional que se preocupa em nutrir o indivíduo em todos os setores do seu ser – físico , mental, emocional, espiritual...
Nosso corpo é uma engrenagem tão perfeita de órgãos e funções, onde o metabolismo energético está diretamente ligado à nossa mente, aos nossos sentidos e emoções. São todos esses fatores que interferem na produção de hormônios e enzimas que determinam o bom ou mal funcionamento do nosso organismo.
Seguindo esse raciocínio, o que vem primeiro: a mente ou a alimentação? Acredito ser difícil separar os fatos, pois só a mente saudável cria a motivação, o equilíbrio e a consciência que vão levar o indivíduo a uma alimentação equilibrada.
A Indicação de Florais aliados à terapia nutricional é mais uma ferramenta que possuímos em mãos para a melhoria de alguns sintomas que dificultam a aderência a um tratamento ou uma dieta, geralmente sintomas relacionados à ansiedade, depressão, stress, medo, insegurança, desejo de desistir... Além de ser um diferencial no atendimento no consultório de Nutrição, ajuda o paciente a entender melhor esse momento da sua vida e a encará-lo com mais positividade.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá Maria Helena

Muito interessante a abordagem que tem sido feita por alguns nutricionistas que acrescenta a Terapia Floral à Nutrição.
Além do reequílíbrio emocional e físico, o uso dos Florais tambem aprimora o paladar, levando a pessoa a selecionar naturalmente os alimentos que come, direcionando a uma alimentação mais saudavel.
Parabéns pelas postagens, gostei muito....
Abraços
Ana Lacava
http://ana-florais-astrologia.blogspot.com