sábado, 25 de junho de 2011

GENGIBRE !?

O gengibre é uma das plantas medicinais mais antigas, utilizadas e populares no mundo inteiro por possuir propriedades terapêuticas como resultado da ação de várias substâncias, especialmente do óleo essencial (contendo canfeno, felandreno, zingibereno e zingerona).

Usá-lo como chá, feito com pedaços da raíz fresca fervida em água - por pouco tempo - deixar em infusão para não alterar seu poder terapêutico - tem se mostrado, ao longo do tempo, eficiente no tratamento contra gripes, tosse, resfriado e até ressaca.
Até nos dias de hoje o gengibre é utilizado na fabricação de xaropes para combater a dor de garganta. Sua ação anti-séptica também é a responsável pela sua fama, tanto que muitos locutores e cantores revelam que entre os seus segredos para cuidar bem da voz está o hábito de mastigar lentamente um pedacinho de gengibre (que tem sabor picante e forte!).
Eu mesma me "curei" de uma tosse seca insistente e impertinente com seu chá, acompanhado de mel, durante três dias, tomando uma xícara de chá duas vezes ao dia.
Também utilizado em banhos e/ou compressas quentes, o gengibre é indicados para aliviar os sintomas de gota, artrite, dores de cabeça e na coluna, além de diminuir a congestão nasal e cólicas menstruais.
Ah! Recentemente, a OMS (Organização Mundial da Saúde) reconheceu a ação do Gengibre sobre o sistema digestivo, tornando-a oficialmente indicada para evitar enjôos e náuseas, confirmando alguns dos seus usos populares, onde o gengibre é indicado na digestão de alimentos gordurosos.
Portanto, não resista! Experimente esse presente que a natureza (através de Deus) nos oferece!!!
Bom inverno a todos vocês!!!

Nenhum comentário: