terça-feira, 5 de agosto de 2008

FIBRAS

As fibras são muito importantes na nossa alimentação diária. Elas estão presentes nos vegetais, nos cereais, frutas, verduras e leguminosas e outros alimentos.
Existe dois tipos de fibras: as fibras insolúveis e as fibras solúveis.
As fibras não são digeridas pelo nosso organismo e são eliminadas nas fezes ainda intactas ou dissolvidas. Colaboram demais na manutenção do ritmo intestinal, evitando assim a famosa prisão de ventre que afeta muitas pessoas.
O uso de fibras na alimentação gera saciedade: as fibras solúveis absorvem água e formam um gel, permanecendo mais tempo no estômago.
As fibras atuam de várias formas no nosso organismo, como por exemplo:
- Facilitar a digestão: refeições ricas em fibras exigem uma melhor mastigação, o que torna a digestão mais fácil. Por outro lado, o processo digestivo, como um todo, fica mais lento e, por isso, os nutrientes são melhor aproveitados.
- Reduzir o colesterol: diversos estudos indicam que, quando combinadas com uma dieta pobre em gorduras, as fibras ajudam a reduzir a taxa de LDL (o colesterol de baixa densidade – chamado colesterol ruim – que pode prejudicar nosso organismo quando em excesso). No trato intestinal, as fibras absorvem as moléculas de gordura e produzem compostos que normalizam a síntese de colesterol pelo fígado.
- Controlar a glicemia: as fibras promovem a liberação mais lenta e constante de insulina, ajudando a regular os níveis de açúcar no sangue. Esse efeito é particularmente benéfico para os diabéticos.
- Fazer o intestino funcionar melhor: as fibras aceleram a passagem do bolo fecal pelo intestino, evitando prisão de ventre e outras doenças. Essa aceleração também previne o câncer. Em alguns casos, as fibras destroem as bactérias nocivas que estão alojadas no intestino grosso.
- Combater mau hálito: as fibras de certos alimentos ajudam a limpar a cavidade bucal, impedindo a formação de uma crosta sobre a língua, que é o principal responsável pelo mau hálito.

Um comentário:

Unknown disse...

Olá Maria Helena!!
Achei muito interessante sua página, além de bonita, ela é muito instrutival.
Um abraço
Daiane