sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Saúde da pele com uma boa alimentação

É possível manter a saúde da pele utilizando alimentos naturais, frescos e bem mais saudáveis.
É importante acrescentar no dia-a-dia algumas dicas importantes que ajudarão a manter a pele mais saudável no verão, época em que a nossa pele fica mais exposta aos raios de sol.
Frutas e legumes que possuem pigmentação vermelha possuem antioxidantes que ajudam a prevenir que a pele enrugue precocemente. As batatas-doces, tomates e o melão, por exemplo, podem ajudar a manter a pele firme e brilhante.
Em vez de fazer purê de batata ou batatas cozidas, utilize batatas-doces com um pouco de açúcar amarelo e um pouco de manteiga.
Quando fizer um sanduíche ou salada para o lanche, acrescente algumas fatias de tomate, e troque as batatas fritas ou salgados por fatias frescas de melão, melancia...
A vitamina A, um dos nutrientes mais importantes para a saúde da pele, combate o envelhecimento precoce, a formação de escamas e a desidratação. A vitamina A é também essencial para a renovação celular e promove o crescimento de nova pele. Os espinafres e brócolis, por exemplo, são excelentes fontes de vitamina A, sejam frescos, crus, cozidos ou cozidos a vapor, os legumes de folha verde são excelentes agentes para a saúde da pele.
Consumir frutas cítricas diariamente (3 tipos diferentes por dia) vai ajudar a manter a pele hidratada, o que em longo prazo vai prevenir as rugas. A vitamina C é um antioxidante muito poderoso que mantém o colágeno na estrutura da sua face e impede a flacidez. As laranjas são uma das melhores fontes de vitamina C, mas as bergamotas, limões e limas... são também excelentes escolhas para manter os níveis de vitamina C regulares. O colágeno começa a diminuir a partir dos 30 anos!
Os chás, como o chá verde, chá preto ou chá branco são boas opções no verão.
Substitua gradualmente o café por chá, isso ajudará a pele. Os chás, com seus antioxidantes presentes, tornam-se poderosos promotores da saúde para todo o organismo.
Lembre sempre: a melhor hidratação ainda é com a água...
Os ácidos graxos Omega 3 (encontrados no peixe, como no salmão, atum, sardinhas...) possuem propriedades antiinflamatórias que combatem os danos causados pela exposição prolongada ao sol.
Acrescente fibras naturais (aveia, cereais integrais, granola, farelo de trigo...) à alimentação diária, sempre acompanhada de muita água.
Uma das estratégias mais eficazes para melhorar a saúde da pele (outra é a utilização de cremes hidratantes específicos) é nutrir o corpo através de uma alimentação saudável e equilibrada. Estudos demonstram que consumir esses tipos de alimentos pode ajudar a prevenir rugas, danos causados pela exposição ao sol e manter a pele hidratada.
Na próxima vez que for às compras, faça também uma lista para a sua pele.

Nenhum comentário: