sexta-feira, 11 de março de 2011

INCHAÇO NO CORPO

Quem nunca se deparou com o inchaço no corpo? Isso se deve à retenção de líquidos no corpo e pode ser causado por muitos motivos que precisam ser diagnosticados como, por exemplo:

Problema renal: quando atinge todo o corpo;

Reumatismo: quando acontece nas articulações;

Nas pernas: acontece com mais freqüência na gravidez;

Região abdominal: pode ser algum medicamento, período pré-menstrual, intestino preguiçoso ou mesmo, gases.

Em função disso, é fundamental consultar um médico para descobrir o problema e saber o que fazer. Mas, algumas sugestões podem ajudar como: não abusar do sal na comida, nem comer com muita freqüência carne e derivados do porco e, principalmente pegar leve nos alimentos processados - eles podem resultar na retenção de líquidos.
Abusar de alimentos como feijão, pão, frituras e refrigerante resulta na formação de gases.

Alguns alimentos auxiliam na eliminação desse problema por terem propriedades diuréticas e induzirem o corpo a eliminar líquidos com facilidade através da urina, diminuindo o inchaço e proporcionando bem-estar.

Os diuréticos são um grupo de fármacos que agem nos rins, elevando o volume e o grau de diluição da urina. O chá verde, o suco de melancia e o aspargo verde são exemplos. O chá verde ainda possui efeito antioxidante, e aspargo verde é rico em ácido fólico.

Para melhorar o desempenho do intestino, para que a barriga não fique dilatada e dolorida, o ideal é optar por fibras insolúveis como, por exemplo: farelo de arroz, cereais, pão integral, batata, cenoura, espinafre e laranja.

Mas a melhor dica é a de sempre: beber muita água todos os dias, pois ajuda na eliminação de líquidos, toxinas e sódio do organismo.

Nenhum comentário: