quinta-feira, 3 de março de 2011

COMO AS TUAS DORES FALAM NO TEU CORPO?

Pessoal!
Na tentativa de trabalhar a prevenção de doenças (como sempre), estou republicando a série de artigos que elaborei sobre como lidamos no dia-a-dia com nossas dores, frustrações, sentimentos e emoções.
Vale lembrar que nunca é tarde para reavaliarmos nosso padrão comportamental e assumirmos ser responsáveis por nossas doenças.
Espero que gostem desse "remake de artigos" e que eles lhes sejam úteis.

A somatização é a transferência para o corpo de situações e sentimentos que deveriam ser vividos apenas no plano psíquico, ou seja, apenas na mente.

São sintomas que aparecem em vários órgãos e sistemas, geralmente sem nenhuma presença de doença orgânica que revele algo que realmente explique o sintoma ou sinal em questão.
Todos nós criamos uma realidade no nosso mundo mental, que se materializa em nosso corpo ou realidade concreta.
A somatização acontece quando fatores emocionais influenciam no aparecimento, manutenção e repetição de uma doença física, tornando-a um problema na vida da pessoa.
Basta passar por uma situação muito difícil, estressante ou problemática que o corpo reage de forma diferente: a cabeça dói, o resfriado aparece, a digestão se complica, a respiração fica difícil ou a pele se enche de alergias.

Se você acha que a causa de seus problemas está na crise econômica, na frente fria, no trânsito, na violência, no chefe, no marido ou na esposa... Saiba que pode estar enganado.

A principal causa dos nossos maiores problemas e infortúnios estão dentro de nós mesmos: nos nossos pensamentos e sistema de crenças.

Louise Hay aponta a crítica, o ressentimento e principalmente a falta de amor próprio como os grandes causadores de enfermidades e toda a sorte de problemas em nossa vida.

Criamos as doenças em nossa cabeça e o corpo funciona apenas como um reflexo dos pensamentos, crenças e sentimentos, ou seja, por trás de uma doença existe sempre uma crença incorreta:
“não sou bom o bastante", "não vou conseguir", "sou culpado e, portanto não mereço ser feliz",
"nada pra mim dá certo", "todos me perseguem"... Gente! A lista é interminável.

Assim como Louise Hay, vários profissionais da área da saúde estão estudando este assunto com mais interesse, no sentido de entender melhor porquê adoecemos, porquê alguns se curam e outros não, porquê a reincidência de doenças em algumas pessoas... São profissionais de todas as áreas comprometidos com seus pacientes de forma integral, como Dr. Edward Bach, Valcapelli, Luis Gasparetto, Rüdiger Dahlke, Cristina Cairo dentre tantos.

Talvez essa seja a forma de tratarmos as causas das patologias de nossos pacientes e não somente os sintomas que caracterizam sua patologia.

A seguir você vai ficar conhecendo o significado das principais partes do nosso corpo e identificar os padrões mentais causadores de doenças, o que não dispensa o diagnóstico e tratamento médico convencional.

Acidentes
Incapacidade de defender-se. Rebelião contra a autoridade. Crença na violência. Raiva, frustração e rebelião.

Acne ou espinhas
Você pode estar passando por um processo de baixa-estima. Procure harmonizar-se mais.
Faça uma limpeza, não somente de pele, mas de pensamentos. Acredite mais em seu potencial.

Alcoolismo
Sentimento de futilidade, inadequação, culpa, auto-rejeição.

Alergias
Talvez você não confie mais na força que possui. Pode estar com dificuldades de lidar com o meio em que vive. Acredite na vida. O mundo não está contra você. Negação do próprio poder. Está defendendo-se de quê? Aparecem naqueles que estão sempre nervosos e irritados com as atitudes das outras pessoas com quem convivem. Se você tem alergias procure ser mais calmo e compreensivo com aqueles que o rodeiam.

Anemia
Renove o seu interesse pela vida. Nestes últimos tempos, talvez você tenha desistido de tudo, acreditando que não consegue. Você é uma pessoa que praticamente não tem nenhuma confiança em si mesma(o).
Falta de alegria, não é bom o bastante, hesitante, com medo da vida.

Ansiedade
Sua preocupação é um reflexo de sua falta de confiança na vida, no universo, em Deus. Reavalie sua postura frente a tudo isto. Sem confiança no fluxo e no processo da vida.

Aparelho Respiratório:
Pessoas que estão sempre desesperadas, sempre correndo e que gostam de fazer tudo ao mesmo tempo.
O resultado disso é que, muitas vezes, elas não terminam nenhum de seus afazeres, ou não fazem nada direito.

Apendicite
Isto revela que está sendo muito severo com os outros ou consigo mesmo. Aprenda a perdoar.

Arteriosclerose
Resistência, tensão. Estreiteza mental. Recusa em ver o bem.

Articulações
Representam as mudanças de direção na vida e a facilidade desses movimentos.

Artrite
Sentindo-se sem amor, crítica e ressentimento. Perfeccionismo. Pessoa muito crítica com as outras pessoas que a rodeiam, sejam elas amigos, familiares, companheiros de trabalho, etc...
Você também é uma pessoa insistente, talvez levando essa insistência longe demais.
Às vezes é bom deixar de lado, desistir de alguma situação difícil, caso não esteja recebendo o apoio de que necessita. Persistir em algo muito complicado, sem ajuda de ninguém, pode lhe trazer sérios problemas com os ossos de seu corpo ou então uma artrite.

Asma
Talvez o excesso de atividades estejam causando medo e tensão. Você é livre para mudar o curso de sua vida quando quiser. Complexo de culpa. Amor sufocante. Incapacidade de respirar por si, sentindo-se contido. Choro reprimido.

Ataques:
Pensamentos negativos, quem não é feliz. O ideal seria escolher um médico de sua confiança e, paralelamente ao tratamento, fazer uma análise profunda da forma como você vê e se comporta diante da vida.

Ao resgatar sua auto-estima e adotar pensamentos positivos e otimistas, você estará criando condições para que seu organismo reaja de forma mais rápida e favorável ao tratamento.
Além de ajudar na recuperação mais rápida, você estará prevenindo o aparecimento de doenças futuras e construindo uma vida mais alegre e próspera.
Pense nesse assunto. É de extrema importância para todos os que se vêem envolvidos com algum tipo de doença e como modo de prevenção também, pois basta modificar padrões de comportamento nocivos à saúde.

Próxima postagem abordaremos outras patologias e seus significados, ok?

Nenhum comentário: