quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Merenda Escolar ?!

Os hábitos saudáveis de alimentação e de vida devem ser incentivados e praticados desde a mais tenra idade para prevenir uma série de doenças, como também favorecer o crescimento adequado. As crianças, para darem conta do desenvolvimento cognitivo, motor e físico, necessitam de todos os nutrientes (proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e sais minerais) contidos nos alimentos oferecidos de forma equilibrada e individual.
Quando o consumo destes nutrientes é adequado, as crianças têm um melhor desempenho escolar e uma maior facilidade de assimilação dos conhecimentos onde o aprendizado se dará de forma natural e com satisfação.
Na volta às aulas, mais uma vez os pais se questionam: O que fazer para que meu filho(a) não coma alimentos industrializados como salgadinhos, fast food, doces, balas, refrigerantes em excesso?
Caso você tenha que sair para trabalhar bem cedo, sugerimos que prepare a merenda escolar à noite e conserve bem embalada na geladeira.

Algumas dicas que podem ajudar nesta tarefa:

• Prefira sanduíches feitos com pães integrais e grãos feitos em casa. Evite os pães tipo croissant, biscoitos recheados, etc. porque são ricos em gordura e sódio.
• Para rechear os sanduíches prefira queijos brancos (tipo Minas frescal, requeijão, ricota, cottage, polenguinho) e blanquet de peru.
• Pode colocar uma fatia de bolo substituindo o pão mas sem recheio ou cobertura.
• Utilize sempre uma fruta in natura. Caso seja muito difícil, opte por sucos de frutas industrializados que são práticos e nutritivos.
• Utilize os leites de caixinha para variar o cardápio. São ricos em cálcio e auxilia o crescimento.
• Evite os salgadinhos industrializados - são ricos em gorduras Trans, excesso de sal, e refrigerantes.

Sucesso!!!

Nenhum comentário: