quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

PROBIÓTICOS

Manter em equilíbrio nossa flora intestinal é muito importante para o nosso organismo. Dessa maneira, a alimentação assume papel fundamental através da ingestão de alimentos que proporcionem o desenvolvimento de bactérias intestinais saudáveis.
Assim, devemos incluir diariamente nas refeições alimentos probióticos que são considerados funcionais porque possuem microorganismos que, quando ingeridos, exercem efeitos benéficos para a saúde. Esses microorganismos são adicionados aos alimentos, como os leites fermentados, por exemplo.

As mais conhecidas bactérias que exercem essa função são as Bifidobacterium e Lactobacillus, em especial Lactobacillus acidophillus. Elas produzem compostos antimicrobianos e antibacterianos, ou seja, favorecem a presença de bactérias benéficas ao organismo e diminuem a concentração de bactérias e microorganismos indesejáveis que provocam doenças e gases.

Os probióticos também aumentam significativamente o valor nutritivo e terapêutico dos alimentos aumentando os níveis de vitaminas do complexo B, de aminoácidos, de cálcio e de ferro. Ocorre o fortalecimento do sistema imunológico e o aumento da enzima Lactase facilitando a digestão da lactose (carboidrato encontrado no leite e derivados).

LEMBRE: uma vida saudável não está relacionada somente com os alimentos que são ingeridos, mas também com o estilo de vida saudável, a hereditariedade, influência do meio ambiente e atividade física.

Nenhum comentário: